Surto de Norovírus em Salvador é altamente contagioso e preocupa virologistas

Um estudo realizado no laboratório de Virologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) aponta que o número de casos registrados de norovírus vem aumentando em Salvador. Do final do mês de abril à primeira semana de maio foram analisadas 35 amostras, das quais 15 testaram positivo para o vírus. Segundo os virologistas, os principais sintomas são aparecimento repentino de náuseas seguido de vômitos, diarréia, febre alta, dores no corpo e no estômago. Os sintomas podem aparecer no mesmo dia, entre 24 e 72 horas do contato com o vírus e podem durar de um a três dias. A infecção do norovírus acontece após ingestão de água e alimentos contaminados ou através de contato com pessoas infectadas.

Ainda não há uma causa definida para o aumento de casos em Salvador, porém infectologistas esclarecem que quanto mais pessoas circulando nos locais, maior a velocidade em que o vírus se propaga, e alegam a transmissão do vírus tende a aumentar durante o outono e o inverno.

Já que não existe vacina ou tratamento especifico, a infectologista Adielma Nizarala, da Secretária Municipal de Saúde de Salvador, explica que para evitar a transmissão do vírus, afirma que alguns cuidados precisam ser tomados: “Deve-se lavar as mãos antes e após ir ao banheiro e antes de manipular os alimentos (frutas e verduras), desinfectar objetos e superfícies que estão potencialmente infectadas, assim como evitar compartilhar toalhas e evitar consumir alimentos crus e não lavados. Além disso, se em contato com a pessoa infectada, evitar colocá-las na boca, nariz ou olhos, pois correspondem à porta de entrada do vírus”.

Deixe um comentário