Bahia recebe lote com 119.500 doses da vacina de Oxford

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Um novo lote de vacinas contra a Covid-19 chegou à Bahia às 10h40 deste domingo (24). Desta vez, 119.500 doses do imunizante desenvolvido pela universidade de Oxford, em parceria com a biofarmacêutica AstraZeneca, desembarcaram no aeroporto internacional de Salvador, de onde seguiram para a sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). A distribuição para as cidades do interior terá início a partir das 14h de hoje. É o que informa a Sesab – Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

De acordo com a publicação, diferentemente da vacina CoronaVac – imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com a empresa chinesa Sinovac Biotech -, o Estado vai adotar a estratégia de usar todas as vacinas que chegaram neste domingo, pois o prazo para que a segunda dose da vacina de Oxford possa ser aplicada é de até 90 dias. A segunda dose da CoronaVac precisa ser tomada em 4 semanas, por isso o Estado guarda 50% do estoque.

Ao todo, a Bahia já recebeu quase 500 mil doses de duas marcas de imunizantes. Na última segunda-feira, 18, o Estado recebeu o primeiro lote com 119.500 vacinas CoronaVac. O total, agora, é de 496.100.

A Sesab fará a contagem e a separação para viabilizar o envio de novas doses para todo o território estadual. A data de início não foi divulgada.

Ainda segundo a Sesab, como o Brasil vai imunizar a população com vacinas fabricadas por laboratórios diferentes e com indicações de uso igualmente diferentes, é o cartão de vacinação que vai garantir que a segunda dose aplicada seja a mesma que a primeira e no prazo determinado.

Caso tenha perdido o cartão, o cidadão receberá um novo cartão com a indicação de qual vacina contra a Covid-19 recebeu.

Deixe um comentário